Filé de Peixe a Doré

Quem não gosta de saborear um Filé de Peixe a Doré simples e rápido? Filé de Peixe a Doré é tudo de bom para quem ama comida de praia e para aquele jantar leve!

Aqui no Receita da Mama compartilhamos com você uma receita de Filé de Peixe que fica uma delícia e que você pode fazer em apenas 30 minutos! Ela é preparada com ingredientes bem simples e fáceis de encontrar: filés de peixe (pescada, merluza, porquinho), Suco de limão, ovos e outros.

E aí, ficou com vontade de preparar esta receita de Filé de Peixe empanado? Confira abaixo todos os detalhes e o passo a passo e experimente na sua casa hoje mesmo!

Ingredientes filé de peixe a doré

4 filés de peixe (pescada, merluza, porquinho, etc)
Suco de limão
Sal e pimenta moída na hora
Farinha de trigo
3 ovos batidos (misturados)
250 ml de leite

Veja também essas receitas

Como fazer filé de peixe a doré

Preparo
Tempere os filés com sal, pimenta e limão só na hora em que for preparar.
No liquidificador coloque os ovos, o leite, 1 pitada de sal e um fio de óleo.
Bata para misturar e vá adicionando farinha de trigo até obter um creme grossinho (parecido com massa de panquecas).
Aqueça uma boa porção de óleo em frigideira grossa.
Assim que o óleo estiver quente (em fogo médio), passe os filés temperados pela massa preparada (escorra um pouco) e frite uma unidade por vez no óleo.
Vire com cuidado para dourar o outro lado pois essa massa é muito sensível (não deixe escurecer demais).
Retire com o auxílio de dois garfos e escorra em papel toalha.

Como empanar filé à dore?

Com o auxílio de um garfo passe cada filé na seguinte sequência: Farinha de trigo misturada com o amido de milho, depois no ovo batido. Por último passe o filé na farinha de rosca. Frite em óleo quente.

Qual a diferença entre a milanesa e a dorê?

Doré é passar em ovo, por exemplo, e depois, em farinha de trigo. Alguns dizem que doré é passar em uma massa de farinha e água ou outro líquido. Milanesa é passar em ovo e depois em farinha de rosca. Dizem que não há diferença, mas se você apurar o seu paladar, verá que há sim.

Qual o melhor filé de peixe para comer?

Os peixes mais indicados são aqueles de carne firme, que não despedaçam durante a fritura, devendo-se evitar opções como salmão, cambucu e abadejo. Além da firmeza da carne, o ideal é escolher peixes com pouca espinha e gordura, principalmente se a ideia é empaná-lo.

Sardinha: Possui uma carne mais escura e suas espinhas são flexíveis, o que ajuda na hora de separá-las. É um peixe com um sabor forte e com um bom nível de gordura na carne.
Agulha: Tem um sabor mais suave e, devido ao seu formato alongado, permite o corte em pequenas postas fritas para aperitivo.
Traíra: Carne macia e pouco gordurosa, recomenda-se cuidado com a quantidade de espinhas.
Tambaqui: De sabor intenso e carne firme e clara, normalmente prepara-se suas costelas fritas.
Tilápia: Peixe de rio, com um sabor mais terroso, e uma carne firme e branca. Muito indicado para iscas de peixe.

DICA: Frite o peixe em uma panela funda, de preferência um tacho, com óleo suficiente para imersão
Manjubinha: Possui uma carne elástica e rosada. Devido ao seu pequeno tamanho, encontra-se normalmente como aperitivo. Quando frita inteira, é possível comer com as espinhas.
Bacalhau: A espécie mais recomendada é o Gadhus Morhua. Sua carne firme permite que ele seja frito por imersão em postas, se possível em azeite. O resultado é um peixe crocante por fora e úmido por dentro.
Pescada branca: Tem a carne branca, com pouca espinha e rende filés mais altos. O ideal é prepará-la empanada com de trigo, ovo e farinha panko.
Linguado: Peixe branco e magro, tem o sabor suave e fica delicioso acompanhado de molhos.

Já nos segue no Instagram? Não? Então clique aqui ❤️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *