O que não utilizar no forno microondas

O que utilizar e o que não utilizar no forno microondas

Cozinhar no microondas é tão fácil quanto utilizar um forno convencional.
Nós preparamos algumas dicas que vão tornar o uso do microondas ainda mais fácil. São orientações para você executar no dia a dia e evitar algum desastre.

Antes de preparar uma receita no microondas, é importante saber quais são os utensílios adequados e o que não utilizar. Lembre-se que os resultados podem variar, pois dependem do formato do material, da espessura dos alimentos, entre outros fatores. Veja a seguir, os utensílios que podem e os que não podem ser utilizados no forno de microondas.

Utensílios adequados

  • Vidro, cerâmica vitrificada e louça: Use para aquecimento e cozimento.
  • Plásticos e tampas próprios para microondas: Utilizados para manter a umidade dos alimentos. Deixe uma pequena abertura para a saída do vapor e evite colocá-los diretamente sobre o alimento.
  • Papel-manteiga: Use para cobrir o alimento, evitando respingos no interior do forno.
  • Toalhas e guardanapos de papel: Use para cobrir alimentos e para aquecimento rápidos. Eles absorvem o excesso de umidade dos alimentos e evitam respingos no interior do forno. Não utilize toalhas e guardanapos de papel reciclado porque podem conter partículas de metal, provocando faíscas no interior do forno, podendo até mesmo pegarem fogo.
  • Bandejas e copos de papel: Use para aquecimento rápidos, que atinjam baixas temperaturas. Não utilize toalhas e guardanapos de papel reciclado porque podem conter partículas de metal, provocando faíscas no interior do forno, podendo  até mesmo pegarem fogo.
  • Termômetros: Use apenas aqueles identificados como “próprios para microondas” e siga as recomendações do fabricante. Verifique as diversas partes do alimento. Termômetros convencionais podem sr utilizados em alimentos preparados em microondas somente após terem sido retirados do forno. 

Utensílios de uso limitado

  • Papel-alumínio: Utilize pedaços de papel-alumínio para evitar que certas áreas dos alimentos cozinhem excessivamente. Cuide para que o papel-alumínio não encoste nas paredes do forno, pois pode danificar seu microondas.
  • Prato dourador: Pode ser usado para se obter um aspecto dourado e pequenos alimentos, como bifes, costelas e panquecas. Atenção! O prato dourador é metálico, portanto, durante o uso, deve ser centralizado e ficar estável dentro do forno, de maneira a evitar que encoste nas paredes do microondas e o danifique.
  • Cerâmica, porcelana e pedra: Verifique se estão identificados como “próprios para microondas”.
  • Plásticos: Use apenas aqueles identificados como “próprios para microondas”. Outros pláticos podem derreter. Não use plásticos para fazer caldas de açúcar, chocolate e alimentos com muita gordura e molhos. Estes absorvem muito calor e podem, além de comprometer o alimento, danificar o utensílio e até mesmo o forno de microondas, pois podem inflamar com a alta temperatura.

Utensílios não recomendados

  • Jarras e garrafas de vidro: Vidros comuns geralmente são muito finos para serem utilizados em microondas. Eles podem se estilhaçar e provocar ferimento e/ou danificar o microondas.
  • Sacos de papel: Podem incendiar, exceto os de pipoca, próprios para microondas.
  • Bandejas e copos de isopor: Podem derreter e deixar resíduos tóxicos nos alimentos.
  • Recipientes plásticos e embalagens de comida: Recipientes plásticos, como, por exemplo, potes de margarina, podem derreter no microondas.
  • Utensílios de metal: Podem danificar o interior de seu forno. Remova todos os utensílios de metal (inclusive  colheres, garfos, etc.) antes do cozimento.
Para ver mais receitas, acesse nosso blog: https://receitasmamachic.blogspot.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *